Marcello Siciliano 11888 - Vereador - Prefeitura lança mapa que mostra potencial para instalação de telhados verdes na cidade - Marcello Siciliano

Blog

Prefeitura lança mapa que mostra potencial para instalação de telhados verdes na cidade

 A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Pereira Passos (IPP), lançou um mapa digital que mostra o potencial para instalação de telhados verdes na cidade. Fruto da pesquisa da Dra. Maeva Dang, da Universidade de Tecnologia de Viena (TU WIEN), feita com o apoio do IPP, o mapa aponta que cerca de 14 milhões de metros quadrados – o equivalente a 1.936 campos de futebol – seriam prontamente adequados para a instalação de coberturas verdes intensivas para agricultura urbana dentro da região mapeada, o que poderia alimentar mais de 39% da população do Rio de Janeiro.

De acordo com a pesquisa, se a cidade transformar apenas 53% da sua paisagem de telhados planos em jardins de cobertura, forneceria legumes suficientes para alimentar anualmente todos os habitantes das favelas (aproximadamente 1,4 milhões de habitantes).

Com o uso do mapa, é possível identificar locais para telhados verdes em áreas densamente construídas, onde há poucas áreas verdes e espaço disponível. A pesquisa foca nas coberturas planas porque são mais facilmente ajustáveis à maior parte dos sistemas para telhados verdes disponíveis no mercado. Conforme a inclinação da cobertura aumenta, maiores são as dificuldades e custos para instalações estruturais e para o acesso de manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *